A castração de um animal de estimação é uma decisão importante e que deve ser levada com seriedade.

Não somente pelos cães ou gatos na sua casa, mas por todos os possíveis filhotes que viriam de um cruzamento, salvando muitos animais das ruas e do abandono.

A preocupação com o controle populacional desses animais cresce cada dia mais. Muitas ONG ‘s de proteção animal trabalham para que ninhadas indesejadas não venham a surgir e causem o sofrimento de mais animais.

Portanto, ao castrar o seu animal você contribui para essa boa causa, além de prolongar a vida do seu companheiro por causa de problemas de saúde que são evitados com a castração.

A importância da castração no geral

Independente se você tem um cão ou um gato, existem pontos importantes para se considerar. Confira agora:

Saúde

A castração auxilia na saúde do seu animal. Em machos, por exemplo, evita tumores testiculares, que podem diminuir o tempo de vida dele.

Para as fêmeas, o câncer nas glândulas mamárias também é evitado. Além disso, a gravidez psicológica (e suas consequências) e o cios são reduzidos para as cadelas ou gatas.

As fêmeas ainda têm mais uma vantagem: a diminuição do risco de piometra, já que seu útero e ovários são removidos durante o processo.

Cruzamentos indesejados

Os filhotes são, na maioria das vezes, os mais prejudicados nessas situações. As pessoas tendem a ficar com os animais adultos, mas não podem ficar com todas as suas crias.

Por isso, a castração é muito importante, principalmente se o seu animal tiver contato frequente com outros animais.

A necessidade de cruzar diminui e gera um melhor bem estar para o animal e para as pessoas que convivem com ele.

Bem estar geral

Ao castrar o animal, situações como cães machos agarrando visitas ou constantes tentativas de fuga são praticamente terminadas.

Ou seja, gera muito mais paz e tranquilidade no ambiente que vive o animal.

Esses animais também tendem a parar de marcar território – e fazer xixi no lugar errado, gerando mais conforto para os donos.

Qual é o valor da castração

A castração não possui valor fixo. O preço varia com diferentes parâmetros, dependendo da sua realidade e a do seu animal.

Por exemplo, animais de diferentes tamanhos possuem diferentes valores. Assim como a castração para machos tem um valor, geralmente, menor do que para as fêmeas.

Sua cidade também influencia o preço, assim como a clínica que você escolher. 

Portanto, escolha sempre uma clínica confiável, não vá pela opção mais barata só por causa do valor. A vida do seu animal vale mais do que isso.

É perigoso a castração?

Em resposta simples: não. A castração não é perigosa e não apresenta grandes riscos para o seu animal.

Antes de tudo, entenda que o processo é (e deve!) ser completo. Desde exames de sangue, jejum, anestesias etc.

O animal que estiver pronto para o procedimento deve ficar 12 horas de jejum de comida e água antes de tomar a anestesia. Após isso, é sedado e a intervenção começa.

Depois do procedimento, tem-se um breve período de recuperação até que o animal volte a ter consciência. O veterinário avalia o estado de saúde logo após esse momento.

Segundo veterinários, o autotraumatismo é uma das principais complicações no pós-operatório.

Ou seja, ao voltar para casa, o animal deve usar colares ou roupas cirúrgicas para evitar que coce o local da incisão. Os pontos são removidos após sete a dez dias. 

Portanto, o procedimento não é perigoso, mas deve ser feito sobre os cuidados de um veterinário capaz de fazer todo o procedimento da maneira correta.

Se você ainda tem dúvidas em relação ao procedimento ou quer levar o seu animal, não hesite em entrar em contato.

#

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *